Como eliminar corretamente uma página do seu site

Quando você exclui uma página (ou publicação) do seu site, você exclui um ou mais URLs também. Essa URL antiga, quando visitada, geralmente retornará um erro não encontrado 404. Mas é isso o que você queria? Talvez essa página seja redirecionada em algum lugar. Caso contrário, e você deliberadamente eliminou esse conteúdo, servindo um cabeçalho 410 seria realmente uma idéia melhor. Esta publicação explica as escolhas que você tem e como fazê-las.

Redirecionar ou excluir uma página completamente?

A primeira escolha que você precisa fazer é se o conteúdo que você excluiu tem um equivalente apropriado em seu site. Pense nisso desta forma: se eu clicar em um link para a página que você excluiu, haveria outra página em seu site que me daria a informação que esperava? Se isso for verdade para uma página específica em seu site para a maioria das pessoas clicando nesse link, você deve redirecionar o URL excluído para essa página.

Em geral, eu aconselharia você a redirecionar uma página mesmo quando apenas uma parte menor dos visitantes se beneficiaria desse redirecionamento. O raciocínio é simples: se a outra opção for para todos os seus visitantes obter uma página dizendo “conteúdo não encontrado”, essa não é realmente uma boa alternativa nem …

Criar um redirecionamento

Quando você redireciona esse URL da página excluída para outro URL, verifique se o redirecionamento que você usa é um chamado redirecionamento 301 . Existem vários tipos de redirecionamentos , mas um redirecionamento 301 é chamado de redirecionamento permanente. Ao fazê-lo, o Google e outros motores de busca atribuirão o valor do link do URL antigo ao URL que você redirecionou os visitantes também.

Eliminar uma página completamente (?)

Se não há nenhuma página no seu site com essa informação, você precisa se perguntar a si mesmo: devo realmente excluir essa página? Ou devo apenas melhorar? Se você decidir excluí-lo, no entanto, certifique-se de enviar o cabeçalho HTTP apropriado: um cabeçalho excluído do conteúdo 410.

404 e 410 cabeçalhos HTTP

A diferença entre um cabeçalho 404 e 410 é simples: 404 significa “conteúdo não encontrado”, 410 significa “conteúdo excluído” e, portanto, é mais específico. Se um URL retornar um 410, o Google está muito mais certo de que você removeu o URL a propósito e, portanto, deve remover esse URL do seu índice. Isso significa que ele vai fazer muito mais rápido.

Se você estiver usando o WordPress e o plugin Yoast SEO Premium , o módulo redireciona neste plugin é capaz de atender cabeçalhos 410. O gerenciador de redirecionamentos é a ferramenta perfeita para trabalhar com redirecionamentos. Ele automaticamente pergunta o que deseja com um determinado URL quando você o exclui ou altera o permalink. Você pode definir qualquer tipo de redirecionamento e até mesmo gravar no Google Search Console, para que você possa corrigir erros diretamente do backend do WordPress.

O problema com os cabeçalhos excluídos do conteúdo do serviço 410 é que o suporte do Google para isso está incompleto. Ele eliminará as páginas que servem um 410 de seu índice mais rápido. No entanto, no Google Search Console, o Google informará 410s em erros de rastreamento “Não encontrados”, como os 404s. Eu me queixei ao Google sobre isso várias vezes, mas infelizmente, eles ainda não conseguiram corrigi-lo.

Dano colateral ao excluir uma página

Quando você exclui uma ou mais postagens ou páginas do seu site, geralmente há danos colaterais. Digamos que você excluiu todas as postagens no seu site que tenham uma marca específica. Essa tag agora está vazia, o URL do seu arquivo também dará um 404. Mesmo quando você lida com todos os URLs dessas postagens que você excluiu (redirecionando ou 410), o arquivo de tags ainda dará um 404, então você deve se certificar de que lidar com esse URL também.

Mesmo quando você não excluiu todas as postagens de uma tag, o arquivo de tags agora pode ter 5 em vez de 12 posts. Se você exibir 10 posts por página em seus arquivos, a página 2 desse arquivo agora não existirá, e assim dará um erro 404. Estes não são os maiores problemas do mundo quando você exclui uma ou duas postagens, mas se você está lidando com um problema do Google Panda e por isso, exclui muitos conteúdos ruins, criando muitos 404 desse tipo podem levar seu site ainda mais longe, então prossiga com cuidado!

Como eliminar corretamente uma página do seu site
5 (100%) 1 vote