Como instalar o painel de controle Ajenti e Ajenti V no Ubuntu 14.04 da Digital Ocean

O Ajenti é um painel de controle aberto (open source), baseado na web, que pode ser usado para uma grande variedade de tarefas de gerenciamento de servidores.

Ele pode instalar pacotes e executar comandos, e você pode visualizar informações básicas do servidor, como RAM em uso, espaço livre em disco, etc. Tudo isso pode ser acessado a partir de um navegador da Web.

Opcionalmente, um pacote complementar chamado Ajenti V permite gerenciar vários sites do mesmo painel de controle.

Neste tutorial, estaremos instalando o painel de controle Ajenti para gerenciamento de servidor e o módulo de complemento Ajenti V que permite a criação de sites e contas de e-mail no interior do painel.

Homepage do painel de controle Ajenti

Pré-requisitos

Antes de instalar o Ajenti, você precisa:

Todos os comandos neste tutorial devem ser executados como um usuário não-root. Se o acesso root for necessário para o comando, ele será precedido por sudo. (Configuração inicial do servidor com o Ubuntu 14.04 explica como adicionar usuários e dar-lhes acesso ao sudo.

Instalando o Ajenti

Nesta etapa, instalaremos o painel central do Ajenti. Para começar, conecte-se ao seu servidor com SSH .

No seu servidor, como um usuário com acesso sudo, primeiro adicione a chave do repositório. Isso é usado para validar as fontes dos pacotes Ajenti que você estará instalando.

wget http://repo.ajenti.org/debian/key -O- | sudo apt-key add -

Em seguida, adicione o repositório real à sua lista de fontes:

echo "deb http://repo.ajenti.org/ng/debian main main ubuntu" | sudo tee -a /etc/apt/sources.list

Agora você pode atualizar seus pacotes e começar o processo de instalação executando:

sudo apt-get update && sudo apt-get install ajenti

Quando for solicitado a continuar, digite Ye pressione ENTER. O processo de instalação pode demorar alguns minutos. Após o processo terminar, inicie o servidor Ajenti:

sudo service ajenti restart

Se tudo correr bem, a última linha do seu console deve dizer * started. Você pode continuar para a próxima etapa.

Configurando Ajenti

Aqui vamos fazer algumas modificações de partida importantes no seu painel de controle. Abra um navegador da Web e navegue para https://panel.your_domain_name:8000/. Se você não configurou um nome de domínio registrado para apontar para o seu Droplet como painel. Seu nome de usuário, você precisará ir para https://your_server_ip:8000/ em vez disso.

Nota : Você receberá um erro de privacidade (um bloqueio vermelho no Chrome). Isso é completamente normal porque o Ajenti usa um certificado auto-assinado por padrão. Não há motivos para mudar isso, e sua conexão ainda é segura.

No Google Chrome, clique no link Advanced na página de erro de privacidade e clique em Proceed to panel.example.com.Mais uma vez, isso não é seguro.

Faça o login com essas credenciais padrão:

Nome de usuário : root

Senha : admin

Agora você estará dentro do seu novo painel de controle Ajenti.

Painel de controle Ajenti

Antes de fazer qualquer outra coisa, clique na opção Senha na barra lateral. Sob tipo de senha antigo admine depois defina uma nova senha. A partir deste momento, para entrar no seu painel de controle, você usará:

Nome de usuário : root

Senha : sua nova senha

Agora, clique na opção Configurar na barra lateral esquerda, estará logo acima da Senha . Desloque-se até a parte inferior e clique no botão Reiniciar . Quando for solicitado a reiniciar Ajenti, clique em OK . Isso está reiniciando o serviço Ajenti. Enquanto isso, o seu navegador será exibido Reconnecting.... Se isso continuar por mais de um minuto, atualize a página do seu navegador.

Depois de reiniciar, faça login com suas novas credenciais e avance para a próxima etapa.

Personalizando Ajenti

A página principal no Ajenti é o painel, e pode ser personalizado para servir muitas informações úteis e relevantes de uma maneira fácil de ler. Por padrão, alguns widgets já são exibidos, como CPU Usage e Uptime. Mais widgets podem ser adicionados facilmente clicando no botão Add Widget no canto superior direito da tela.

Adicionar Menu de Widgets

Plugins

O Ajenti já possui muitas funcionalidades incorporadas por padrão, mas se desejar ainda mais configurações e itens configuráveis ​​em seu painel, você pode verificar a seção Plugins . Alguns plugins são habilitados por padrão, enquanto outros não são, geralmente devido a dependências insatisfeitas.

Você pode instalar plugins desativados clicando neles no menu Plugins e pressionando o botão ao lado da dependência que ele requer. Caso contrário, se você instalar mais uma aplicação manualmente e Ajenti tiver um plugin para, você pode reiniciar Ajenti e o menu correspondente deve aparecer na próxima vez que você fizer login.

Administração de sistema

Sob a seção Sistema na barra lateral, há uma infinidade de itens configuráveis ​​para escolher. Você pode gerenciar discos rígidos com o menu Filesystems , alterar os servidores de nomes do seu Droplet em Nameservers , adicionar quaisquer pacotes e aplicativos que você precisa na seção Pacotes e muito mais.

Menu de sistemas de arquivos:
Sistemas de arquivos

Menu Nameservers:
Nameservers

Menu de usuários:
Comercial

Menu Pacotes:
Pacotes

Instalando o Ajenti V para configurar um site

Opcionalmente, agora você pode instalar o Ajenti V, que permitirá que você faça um site. No seu painel de controle Ajenti na barra lateral esquerda, clique na opção Terminal . Está localizado na seção Ferramentas. Este terminal funciona como um emulador de terminal em seu navegador para acesso direto ao seu servidor. Clique em + Novo na parte superior da tela e clique no meio da caixa preta vazia que aparece. Isso abrirá o terminal. Pode demorar um momento para carregar.

Nota: Os comandos executados no terminal Ajenti serão executados como usuário raiz.

Na parte inferior da tela há uma caixa com a etiqueta Paste here. Clique dentro disso e cole o seguinte comando na caixa:

apt-get install ajenti-v ajenti-v-nginx ajenti-v-mysql ajenti-v-php-fpm ajenti-v-mail ajenti-v-nodejs php5-mysql

Em seguida, pressione ENTER . Quando solicitado a instalar ou não os pacotes, digite Y e pressione ENTER novamente. Alguns pop-ups podem aparecer na tela, como esta:

Instalação Ajenti V

Para obter instruções como estas, basta pressionar ENTER para as opções que estão pré-selecionadas. Nenhuma configuração é necessária. O MySQL pode pedir várias vezes para inserir uma senha de root. Pressione ENTER quando pede para manter a senha atual, o que é bom para os fins deste tutorial.

Quando terminar, clique no X ao lado do Terminal 0 na parte superior da tela para retornar à casa. Volte ao menu Configurar da barra lateral e reinicie Ajenti com o botão na parte inferior da tela. Você precisará fazer login novamente.

Quando Ajenti reiniciar, você deve ver uma seção da Web na barra lateral e uma opção de sitesimediatamente abaixo disso. Na visualização de sites, você pode adicionar e gerenciar sites, além de monitorar sua configuração para garantir que tudo esteja funcionando corretamente.

O menu Sites

 Prontinho! Ajenti e Ajenti V agora estão instalados em seu servidor.
Qualquer dúvida, deixe nos comentários. 🙂
Como instalar o painel de controle Ajenti e Ajenti V no Ubuntu 14.04 da Digital Ocean
5 (100%) 2 votes