O que você precisa saber sobre o Update “Fred” do Google

Antes de falar sobre essa última atualização intitulada de “Fred”, vou tentar resumir um pouco sobre as atualizações que o Google realiza em seu algorítimo.

fred algorítimo google

O Google tenta constantemente manter e aumentar a qualidade de seu índice de pesquisa. A fim de alcançar este objetivo, o Google lança atualizações em seu algoritmo de vez em quando, em todos os mercados de busca, em todo o mundo. Esses são chamados “Google Updates” e podem ter um grau variável de influência sobre o ranking particular de um site.

Quantas atualizações no Algoritmo o Google pode implantar?

Pra se ter uma ideia, de acordo com Matt Cutts, chefe da equipe de spam do Google, houve um total de 665 atualizações só no ano de 2012. Se dividirmos em 12 meses, este significaria quase duas atualizações no Algoritmo por dia.

No entanto, maioria das vezes, o Google não implanta uma atualização por dia. Muitas vezes, várias alterações são implantados em conjunto dentro de um dia, seguido por dias sem quaisquer atualizações.

Como eu sei quando um “Google Update” aconteceu?

O Google não vai anunciar todas as atualizações para em seu algoritmo. Apenas para atualizações que terão um grande impacto em uma grande variedade de sites, o Google informa seus Webmasters dessas atualizações e normalmente só publica somente no dia da atualização.

Matt Cutts Google Update Fred

Matt Cutts geralmente publica em seu Twitter para anunciar que um grande impacto de um “Google Update” foi implantado. Como o exemplo acima, que envolveu o chamado “Google Page Layout Algorithm Update (Ads Above the Fold)” que traduzido significa “anúncios acima da dobra”.

O Google não só anuncia novas versões de seu algoritmo de classificação, mas também indica atualizações de dados de algoritmos existentes.

Vamos falar sobre a atualização no Algorítimo “Fred”?

Barry Schwartz , que escreve e distribui informações atuais sobre o Google há mais de 13 anos, disse que essa atualização do Google “Fred” foi notável, embora o nome de Fred era para ser uma piada desde o início.

Como Barry informou, este update foi confirmada pelo Google e rolou em março de 2017. Desde que soube, ele analisou 300 domínios no Google, de países como Alemanha, Espanha, Reino Unido e EUA, que perderam visibilidade depois de 13 de março de 2017.

Quase todos os perdedores tinham muita propaganda pesada, especialmente banners, muitos dos quais eram as campanhas do AdSense.

Outra coisa que muitas vezes Barry notou, foi que esses sites ofereciam pouca ou pobre conteúdo de qualidade, que não tinha valor para o leitor.

Parece que muitos, mas não todos, os sites que foram afetados forçou ranqueamento somente para tráfego com conteúdo de baixa qualidade, que depois tentaram rentabilizar rapidamente e facilmente através de programas afiliados. Aqui estão alguns dos exemplos mais interessantes dos EUA, Reino Unido, Alemanha e Espanha:

Veja o domínio “Freewarefiles.com” (-75%)

sites que caíram no Update Fred

O domínio de San Antonio, Texas perdeu 75% da sua visibilidade, passando de 3,9 pontos de visibilidade para 0,9.

No gráfico acima, podemos ver muito bem que este domínio tem sido muito sensível no Google Update relacionados com a qualidade, no passado, como Panda ou Phantom.

Se dermos uma olhada em todos os top-10 rankings eles perdidos após a atualização  e avaliar os URLs, podemos ver claramente que o conteúdo poderia ser muito melhor para o usuário e que tem muito anúncio acima da dobra.

anúncio acima da dobra Fred update
Exemplo para a palavra-chave “screensavers”. O conteúdo está na caixa preta, os anúncios estão em vermelho.

Veja o domínio Thefactsite.com (-50%) em Google.co.uk

Este domínio é parte do artigo de Barry com mais de 100 domínios que ele analisou para a possível Fred Google Update. Este é um exemplo muito interessante porque fortalece a teoria de que muita propaganda desempenha um papel na atualização. Vamos primeiro dar uma olhada em seu layout antes do Update:

Nós temos dois blocos AdSense acima da dobra, em que a uma parte superior pode mesmo empurrar o conteúdo principal ainda mais abaixo da dobra, de acordo com o tamanho da faixa. Thefactsite.com parece ter rapidamente percebido a perda do ranking e tomou a decisão de diminuir a sua presença anúncios, acima da dobra. Quando demos uma olhada em seu layout depois, há apenas um bloco de anúncios e seu Índice de Visibilidade esta semana conseguiu se recuperar.

Fred update google

Alterações no Algoritmo “Fred” e o que devemos nos preocupar

Desde que houve a atualização “Fred”, já deu tempo suficiente para começarmos a juntar o quebra-cabeça.

O primeiro fator é o conteúdo. Se rankings do seu local são fortemente dependentes de várias palavras-chave de cauda longa e o conteúdo que corresponda a essas palavras foi escrito antes de 2014, você pode ter sido afetado. Basicamente, se Fred vê o seu conteúdo desatualizado ou muitos anúncios pesados, você pode ver alguns rankings caírem.

O segundo fator são backlinks de baixa qualidade. Se você já pagou por backlinks “artificiais” genéricos ou fáceis de detectar, Fred pode ter penalizado você.

Websites com muito conteúdo antigo provavelmente também tem muitos backlinks antigos. Desde baixos backlinks e conteúdo de baixa qualidade muitas vezes andam de mãos dadas, esta correlação torna difícil determinar qual, se não ambos os fatores está impulsionando mudanças nos rankings.

Como evitar o Penalty do Fred

Esta não é a primeira atualização no algoritmo que Google lançou para incentivar conteúdo de alta qualidade, e provavelmente não será a última. A melhor maneira de evitar e ou recuperar de uma penalização do Fred é se concentrar na criação de conteúdo de alta qualidade, em profundidade e  de autoridade em seu site.

Se seu site tem um monte de conteúdo antigo,você pode revisar e otimizar essas páginas para cumprir as suas normas de qualidade. Aqui está um link para orientação de qualidade mais recente do Google: Clique aqui para ler.

Quer saber do próprio Google como seguir as regras? Clique aqui para aprender nas Diretrizes para webmasters.

Conclusão

Olhando para a distribuição de classificação para sites que parecem ser afetados pelo “Fred”, através desses quase 300 domínios tornou-se muito evidente que muitas páginas tinham um monte de propaganda, conteúdo desatualizado, ralo e scrapeado, bem como artigos incompreensíveis composto de 300 palavra “textos SEO” bombeado até a borda com menções de palavra-chave principal e vazio de qualquer informação útil ou um senso de legibilidade.

O que você precisa saber sobre o Update “Fred” do Google
5 (100%) 1 vote